segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Eis que surge o alviverde imponente

Era uma vez um Campeonato Brasileiro que até a última rodada vivia sobre o reinado de um time que reside no extremo sul do Brasil. Em suas batalhas, deixava seu azul, preto e branco sempre estampado. No entanto, essas começaram a ser mais difíceis; a força e o futebol não eram os mesmos. A vantagem que tinha para seus inimigos foi cada vez mais se tornando menor. Até que chegou o dia em que tudo podia mudar. Um duelo contra seu maior rival! Aquele cuja cor forte do sangue se une ao branco da paz. Mas seria a paz que veríamos nesse embate? Teria piedade de seu rival em queda, o Colorado? Não! E aquilo que poderia dar a força para o Grêmio se reerguer na luta pela liderança isolada não aconteceu. Em uma vitória arrasadora do Internacional, por 4 a 1 no Beira Rio, o Grêmio deixou a liderança do campeonato depois de 13 jogos.

E quem assume agora o reinado desse Campeonato é o Palmeiras. Time de cores belas, que estampa a esperança e nela se apega. Mas não é por causa da esperança que o Palmeiras chegou onde está. O alviverde da capital paulista é comandado por um general de renome, forte e muito vencedor. Já ganhou muitas batalhas em São Paulo, Rio de Janeiro e nas Gerais também. Não exige o pouco do seu time; ao contrário, cobra sempre o máximo! E por causa disso, o time se mantem regular no campeonato e alcança a primeira posição. Seu último resultado foi um empate fora de seu Palestra com o Náutico. Tá certo que em número de pontos tem os mesmos do Grêmio, 50, ficando na frente por ter uma vitória a mais (15 a 14). Mas depois dessa rodada, o Brasileirão ganhou um colorido a mais!

Esses dois times que estão no topo não podem ficar de bobeira! São apenas QUATRO pontos que os separam de Cruzeiro, Flamengo e São Paulo. Ah, se o Cruzeiro tivesse vencido o outro tricolor! Dessa vez o paulista, preto, vermelho e branco.... ah se tivesse vencido! Hoje estaria apenas um ponto atrás dos líderes. E, ah se o Flamengo não tivesse vencido o Sport, numa arrancada fenomenal do time embaixo de muita chuva no Maracanã. Enfim, aconteceu o que aconteceu. E por tudo isso, esses três times estão empatados e colocando muita lenha na fogueira desse nosso tão movimentado Brasileirão 2008.

Enquanto isso, nos confins mais obscuros, Vasco e Fluminense disputam uma lanterninha. Não se enganem pensando que esta poderá salvá-los da escuridão. No máximo, servirá para iluminar a Série-B com dois times super campeões.


Cuca fala sobre o empate com o Botafogo

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Gols, muitos gols!!!

Olá! Ficar doente é um problema muito sério, ainda mais depois de um jogo horroroso do seu time do coração. Mas não vou falar disso hoje, ainda mais porque minha gripe está melhorando. Então, vou falar de uma coisa boa! Com 26 rodadas disputadas, a média de gols do brasileiro não é lá assim muito grande. Em 260 jogos, 698 gols foram marcados, uma média de 2,68 gols por partida. Mas nesse final de semana, no jogo entre Figueirense e Cruzeiro, no Orlando Scarpelli, sete vezes a rede foi balançada. O jogo foi bem movimentado e sem violência; apenas um cartão amarelo para o lado do Figueirense. Quatro gols foram marcados logo no primeiro tempo, deixando os três seguintes para o segundo. E nem mesmo Guilherme poderia imaginar que o seu gol, aos 33 minutos, daria a vitória ao Cruzeiro. Agora, o time de Adilson Batista visitará o São Paulo no final da semana em mais um jogo chave para ambos os times. Esperamos que a partida seja tão movimentada e emocionante quanto essa!



E o Fluminense perdeu de novo; e em casa! Dessa vez foi para o Coritiba, por 3 a 2. Agora, o tricolor é o vice-lanterna da competição, com apenas 25 pontos, um a mais que o Ipatinga. E a fase está tão ruim que os torcedores estão recorrendo para forças espirituais. A pedido das torcedoras, o padre Sancio visitou os vestiários das Laranjeiras e abençoou os jogadores. Agora é esperar para que, daqui em diante, o Fluminense junte empenho e vontade a toda essa devoção e volte a vencer. E é bom que isso aconteça logo, porque na próxima rodada ele já pega o Botafogo.

Foto: Ricardo Cassiano - Lancenet

Por hoje é só. E que venham mais jogos interessantes e movimentados para nós que gostamos de um bom futebol! E que minha gripe vá embora logo também!
Até a próxima!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A briga pelo título já começou!

A rodada do final de semana mostrou que foi dada a largada para o momento de definições no Campeonato. A disputa por um lugar no G4 está cada vez mais vibrante e mesmo os times que estão fora da zona de classificação para a Libertadores como o São Paulo, o Vitória e o Flamengo estão na briga pelos lugares mais altos da tabela.
A classificação dos times não mudou muito, mas para quem assistiu e torceu pelo seu time, com certeza secou outras equipes. O Grêmio abriu a rodada, mas tropeçou diante do Goiás, em casa. A equipe de Celso Roth vem tendo um rendimento baixo no returno do Brasileirão e não vem apresentando um futebol muito consistente, demonstrando que a vantagem de três pontos na tabela pode ser derrubada a qualquer momento. Já entre Cruzeiro e Palmeiras, na briga pelo segundo lugar e uma proximidade maior sobre o líder, houve uma disputa acirrada pelos três pontos. Mas o alviverde acabou levando a melhor, vencendo em pleno Mineirão. O Botafogo, que torcia por um empate desses dois times e avançar ainda mais na tabela, não fez sua parte e perdeu para o Inter, quebrando uma invencibilidade de 13 partidas. O alvinegro carioca não demosntrou bom futebol e perdeu diante da sua torcida. Dos times da ponta da tabela, os únicos que ganharam em casa e mostraram que também estão na disputa pelo título foi o Vitória, que venceu o Coxa por 1 a 0, e o São Paulo, que passou por cima do Flamengo, que não conseguiu se encontrar em campo. Vitória por 2 a 0, com grandes defesas de Rogério Ceni.

E por falar em Rogério Ceni, alguns desses times possuem em seu elenco jogadores fiéis, que mesmo com toda essa movimentação financeira e o crescimento do mercado árabe, não trocaram seu clube. O maior ícone entre os torcedores do São Paulo é o Rogério. Há 18 anos no clube, ele demosntra fidelidade e amor pela camisa número 1 que veste. Outros goleiros fiéis são o pentacampeão Marcos, do Palmeiras, há 16 anos defendendo o time e o Fábio, do Cruzeiro. Com menos tempo, mas grande amor pelo time, o camisa 1 da Raposa chegou em 2005 causando um pouco de insegurança no torcedor, mas hoje em dia já conquistou a confiança de todos os cruzeirenses. Já no Botafogo, três jogadores são símbolos de fidelidade ao time: Diguinho, Túlio e Lúcio Flávio. Desde quando o Botafogo começou a reaparecer nas competições e decisões, os três têm sido a espinha dorsal do clube. Em uma ocasião, Túlio afirmou que quer se aposentar no Botafogo e ser médico do clube.
Fatos como esses dão esperança ao torcedor brasileiro e um pouco mais de vontade de torcer pelo seu clube.



Agora é esperar para ver se esses guerreiros vão ajudar seus times nessa etapa do Brasileirão, que há 13 rodadas do fim, dá pinta que vai ser cada vez mais emocionante!

Beijos!!!

domingo, 7 de setembro de 2008

E olha o Santos reencontrando o bom futebol!

Enfim, depois de 19 rodadas o Santos saiu da zona da degola. Diante do Vitória na Vila Belmiro, o Peixe teve um desempenho muito diferente daquele que estava apresentando e venceu o time baiano por 2 a 0, com dois de Kléber Pereira. O atacante é o novo artilheiro do brasileirão com 17 gols, seguido por Alex Mineiro do Palmeiras que balançou as redes 15 vezes. Além do ótimo resultado, o time da baixada contou com a ajuda do Grêmio e do Goiás. Com o empate do líder do campeonato com o Flu no Maracanã e a goleada do time alvi-verde diante do Atlético Paranaense no Serra Dourada, o Santos subiu três posições e ocupa agora a 16ª. Já o Fluminense e o Atlético PR viraram a rodada na zona do rebaixamento.

A 24ª rodada do Brasileirão ainda teve um episódio inusitado. Na vitória cruzeirense por 3 a 1 sobre o Vasco da Gama em São Januário, Edmundo foi goleiro! Aos 28 minutos do segundo tempo, o goleiro cruzmaltino Tiago fez pênalti em Guilerme e foi expulso. Como o técnico Tita já havia feito todas as alterações, o animal assumiu a camisa do goleiro. Edmundo não pegou o pênalti de Guilherme, mas fez duas defesas até o final do jogo. Na saída para o vestiário, o atacante/goleiro chorou e reclamou da arbitragem, mas foi ovacionado pela torcida que gritava "Ah, é Edmundo!"


É triste ver o que Eurico Miranda deixou para o torcedor vascaíno! Por mais que Roberto Dinamite esteja todo empenhado em resolver os problemas do clube, a herança deixada pelo antigo dirigente é muito problemática. Não vou me admirar se ao final do Campeonato acontecer com o Vasco o mesmo que ocorreu com o Corinthians em 2007. E se isso de fato ocorrer, será um preço que os torcedores, jogadores e a atual comissão técnica terão que pagar por erros passados.

E para finalizar, não posso deixar de mencionar a bela homenagem feita a um dos melhores técnicos que o Brasil já teve. Telê Santana, que faleceu em 2006, colecionou muitos títulos durante a trajetória de sua carreira, tanto como jogador, tanto como técnico. Além disso, conquistou muita admiração de colegas de trabalho, amigos, da imprensa e de torcedores (e eu me incluo nisso). A homenagem foi feita antes do jogo entre os campeões de empate do campeonato (e que no final da partida resultou em outro empate); times que também tiveram uma bonita história com o treinador. Atlético Mineiro conquistou o primeiro título de campeão brasileiro em 1971 tendo Telê como técnico. Já no São Paulo, ele esteve a frente da equipe nas conquistas do Mundial Interclubes em 1992/1993 e do Campeonato Brasileiro em 1991. Por toda essa familiaridade com esses dois clubes, o dia para a inauguração do busto do mestre no Hall Principal do Mineirão foi muito bem escolhido. Pena que a partida tenha ficado em outro empate de 1 a 1.

Veremos o que a Samira vai nos contar na próxima rodada desse nosso Brasileirão.
Até mais!

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sério? Tudo igual?? Ah...

Final de semana de clássicos, que alegria!! Confusão na tabela, quem vai pro G4, quem vai ser rebaixado... Muita emoção, muitos gols, meu time subindo de classificação... Não? Como assim?? Pois é... O que era para ser um final de semana emocionante, foi um típico água com açúcar. Dois grandes clássicos: o carioca, Flamengo e Fluminense e o paulista, São Paulo e Santos. Dois empates. Tudo bem que no Maraca tiveram alguns lances bons, algumas jogadas bem criadas. Mas pô.. Clássico alguém tem que ganhar!!!!

E nem é só isso... Quanto empate! Nunca vi tanto na vida!! Tá bom, to exagerando... Mas seis empates na rodada é de bocejar na frente da TV! (Mas o pior de tudo é ver seu time empatar no estádio, e de 0 a 0 ainda por cima!!! -não estou dando pistas de que time eu torço, só garanto que o meu não empatou de 0 a 0 - ufa!-).
Ah, e o que interessa mesmo não mudou. Os quatro primeiros são os mesmos, os quatro últimos também. Só alguns times que subiram um pouco, ou desceram na tabela. Mas só!

Essa estabilidade no campeonato já vem acontecendo há algumas rodadas (na última foram cinco empates e também quase nenhuma mudança na tabela). Isso mostra alguma consistência das equipes, já que a essa altura do campeonato os times que estão no topo não estão lá por sorte e sim por competência. Agora sim, faltando 15 rodadas, as coisas começam a tomar forma. É claro que não tem nada definido, mas o que a gente espera até a 38ª rodada é muita emoção!

E eu espero, depois da próxima rodada, vir comentar sobre jogos maravilhosos, com lances incríveis e acontecimentos polêmicos!!

Até lá!!
Beijos!