Aos gremistas, não há porque se entristecerem. Não é campeão moral, porque para mim isso não existe. É vice-campeão de um Brasileirão disputadíssimo, perdendo o título para um time que tem uma receita muito maior que a sua. E se está onde está deve sentir orgulho, e não vergonha. E além do que, como sentir vergonha torcendo por um time que tem tanta raça? Não há como!
Mas o domingo não foi um dia apenas de alegrias. Flamengo lamentou não estar entre os clubes que representarão o Brasil na Libertadores. Mas tristeza maior é a do Figueira e do Vasco, que foram rebaixados, junto com Portuguesa e Ipatinga. Quanto ao Vasco, fica a dor maior por estar pela primeira vez caminhando em direção à Série B. Mas a segundona não é o pior dos mundos, vascaínas, e vascaínos também! Tenham fé de que, com um comandante com muito mais caráter que o senhor Eurico Mirando, o Vasco voltará em 2010 com muita força, a exemplo do que Grêmio, Palmeiras, Botafogo e agora o Corinthians fizeram. Sobre esse assunto vale a pena conferir o post do Calçade em seu blog.
(fonte: http://www.globoesporte.com/)
Antes de partir, parabéns a todos os jogadores que foram premiados hoje com a Bola de Prata, premiação da Revista Placar em parceria com a ESPN Brasil: André Dias, Miranda, Borges, Hernanes e Rogério Ceni do São Paulo; Tcheco do Grêmio; Juan, do Flamengo; Ramires e Wagner do Cruzeiro; Vítor do Goiás; Nilmar do Internacional; e os três artilheiros, Washinton Flu, Keirrison do Coxa e Kléber Pereira do Santos. Parabéns a todos esses jogadores que mostraram um bom desempenho e regularidade durante o campeonato. Keirrison ainda foi premiado com a Chuteira de Ouro, sagrando-se artilheiro de todo ano, e Rogério Ceni com a merecida Bola de Ouro, prêmio para o melhor jogador do campeonato.
No último post eu falei que não ia comentar a confusão sobre o suposto suborno à Wagner Tardelli. A verdade é que ainda não se sabe o que aconteceu. O único pronunciamento da CBF foi que passou o caso ao STJD, que fará um inquérito para apurar o acontecido. O fato foi que o boato não abalou nem Grêmio e nem mesmo São Paulo. O árbitro do jogo no Bezerrão, Jaílson Macedo Freitas, que caiu de gaiato no navio, também não foi prejudicado. Sei que todos estão pensando, "oras, ele não anulou o gol do Borges em impedimento!", mas coitado, da sua posição não tinha como ver o impedimento, que depois de ser visto inúmeras vezes por VT fica claro. O erro foi do bandeirinha Alessandro Rocha Matos.
Agora sim, o Brasileirão 2008 chegou ao fim. Parabéns ao São Paulo, pelo título, e ao Grêmio Cruzeiro e Palmeiras, que irão (Palmeiras provavelmente irá) disputar a Libertadores. E agora, que venha o Brasileirão 2009, tão bom, disputado e bonito quanto foi esse.