sábado, 6 de dezembro de 2008

Chegou a última rodada!

Finalmente o Campeonato Brasileiro de 2008 chegou ao final. Assim como na última rodada, todos os jogos acontecerão amanhã, deixando o domingão bem movimentado. E será um dia nervoso também para muitos clubes, tanto os da parte de cima quanto os da zona de rebaixamento. Afinal, é a última rodada. Os rebaixados Ipatinga e Portuguesa apenas cumprirão a tabela, já que seus destinos já foram definidos domingo passado; a Lusa pode é complicar a vida dos cruzeirenses e deixá-los fora da Libertadores, uma tarefa quase impossível para ela lá no Mineirão.

Flamengo e Palmeiras estão na briga pela Libertadores. O Botafogo vai até São Paulo enfrentar o Palmeiras; a tarefa mais complicada é a do rubro-negro, que vai ser recepcionado por um outro, o Atlético PR, atemorizado pelo rebaixamento. Marcelinho Paraíba e Diego Tardelli serão os responsáveis para conter o Furacão e não deixá-lo arrastar o Urubu para longe da Libertadores.

Para escapar da degola, também estão Figueirense, Náutico e Vasco. Figueirense vai receber o time reserva do campeão da Sul-americana, o Internacional, e o Náutico vai até a Baixada enfrentar o Santos. O Peixe escapou nessa última rodada da zona do rebaixamento e, por isso, a responsabilidade será apenas do Náutico. Já o Vasco precisará muito da ajuda de São Januário para continuar na elite do futebol brasileiro. Além de ter a obrigatoriedade de vencer o Vitória, terá quer torcer para que o Santos e seu rival Flamengo vençam seus jogos.




(foto: www.cruzmaltina.blogspot.com)


E o campeão?! Se todos esses jogadores e torcedores estão tensos, os tricolores, paulistas e gaúchos, não poderiam estar diferente. Depois de dois anos, o título será decidido na última rodada. E novamente, o Goiás vem como coadjuvante nesse episódio. Em 2005, o último jogo do Corinthians foi contra o a equipe esmeraldina no Serra Dourada, e apesar de perder o jogo por 3 a 2, o alvi-negro foi campeão. Isso porque o Internacional também perdeu seu jogo contra o Coritiba, por 1 a 0, no Couto Pereira. Polêmicas a parte, aquele ano foi tão movimentado quanto esse. A diferença é que Grêmio jogará em casa contra o Atlético MG.

Para os torcedores sãopaulinos, será bom torcer para que os atleticanos aprontem uma boa para os gremistas e saiam do Brasileirão com um bela vitória, o que encobrirá um pouco da má campanha que realizou durante o ano de seu centenário. Mas eles não devem torcer só para o outro lado não. O São Paulo tem boas chances de levantar o caneco e gritar Tricampeão, e hexa também, só que para isso deve ter uma postura oposta da que apresentou contra o Fluminense. Os jogadores deverão entrar menos nervosos e com os pés mais no gramado e não nas nuvens pensando na festa do título. Se jogar com seriedade, um empate levará o caneco novamente ao Morumbi. Um empate porque, afinal, será o Goiás que estarão enfrentando.



(foto: divulgação)



Palpites: Assim como Sport, Grêmio e São Paulo, Palmeiras e Cruzeiro representarão o Brasil na Libertadores 2009. Acredito na vitória do Figueira contra o Colorado e no empate dos rubro-negros. Assim, os clubes que se juntarão ao Ipatinga e Portuguesa na Série B serão Vasco e Atlético PR. E para finalizar, desde a era dos pontos corridos, esse será o primeiro ano em que o campeão do primeiro turno não será o Campeão Brasileiro. Por mais que Grêmio vença no Olímpico, o São Paulo será Tri. E agora devo fazer um adendo. Não falo isso por ser sãopaulina, estou deixando minha paixão toda de lado. Falo porque acho difícil o São Paulo entregar todos os pontos no último jogo. Mas isso pode acontecer. E se o título ficar com os gaúchos não será nada desmerecido. Afinal, qualquer um dos dois clubes servirão de exemplo em organização e planejamento e merecerão a conquista.

Tudo isso são apenas palpites. Logo saberemos se acertei ou errei muito. Devo ressaltar ainda que estou ignorando o imbróglio que envolve a CBF e o suposto suborno a Wagner Tardelli. Como a entidade máxima do futebol brasileiro não divulga a íntegra das acusações, fica difícil julgar e analisar tudo o que está acontecendo. Isso vai ter que esperar mais um pouco. Só espero que esse fato não manche um campeonato tão bonito.

Nenhum comentário: