sexta-feira, 19 de junho de 2009

Jornalismo e mapas

A expansão e a popularização da utilização do ciberespaço fizeram com que uma categoria midiática se destacasse: a mídia locativa. Nela, o conteúdo informacional vincula-se a um local específico, onde o conteúdo está diretamente ligado a uma localidade. É um processo de emissão e recepção de informações a partir de um determinado local, gerando uma intensa relação entre o espaço e a tecnologia móvel digital.

Essa mídia locativa contribui para a transformação do espaço urbano que acaba se inserindo no digital. O ciberespaço e o espaço urbano tornam-se híbridos, alterando o este em uma ciberurbe. Esse espaço passou a ter características diferentes dos Meios de Comunicação de Massa, onde a mensagem se concentra em um ou poucos emissores. O diálogo é praticamente inexistente e o fluxo da mensagem concentra-se em apenas uma direção. No ciberespaço isso é diferente.

Essa mídia pós-massiva interage com o receptor, tornando as relações entre o ele, o espaço e a informação muito mais próximas. E o que contribui para que isso se efetive é o avanço tecnológico que possibilita a mobilidade midiática e a expansão das noções espaciais.

Como exemplos de mídia locativa existem os Geotags e o Mapeamento e Monitoramento de Movimento.

Os geotags tem objetivo de agregar informações digitais na forma de mapas, podendo ser acessada em dispositivos móveis, como o telefone celular ou laptop. Pode-se a partir de geotags agregar informações de texto a mapas, com localidades específicas. Esse sistema de compartilhamento permite a troca de informações de tags através de localização de lugares em mapas mundiais.

O Mapeamento e Monitoramento de Movimento possui funções de localização aplicadas ao mapeamento (mapping) e de monitoramento de movimento (tracing) do espaço urbano em dispositivos móveis. Com esse recurso possível traçar o percurso de uma determinada pessoa, localização de uma empresa, trajetos de cidades, trânsito, paisagens, ou representar os espaços que determinado fato relevante aconteceu.

Para você entender melhor, aí vai um glossário com os principais termos que englobam a mídia locativa.

Mídia locativa: conjunto de dispositivos informacionais digitais no qual o conteúdo está diretamente ligado a uma localidade específica.

Ciberurbe: Ciberurbe é a dimensão informacional na nova relação entre a esfera midiática, através das mídias locativas, e o espaço urbano. As trocas informacionais emergem de objetos que emitem localmente informações que são processadas através de artefatos móveis e novas práticas de mobilidade comunicacional, criando novas relações sociais com o espaço.

Geotags: tipo de mídia locativa cujo objetivo é agregar informações digitais na forma de mapas, podendo ser acessada em dispositivos móveis, como o telefone celular ou laptops.

Mapeamento e Monitoramento de Movimento: é um recurso que permite traçar o percurso de uma determinada pessoa, localização de uma empresa, trajetos de cidades, trânsito, paisagens, ou representar os espaços que determinado fato relevante aconteceu. Isso é possível através de funções de localização aplicadas ao mapeamento (mapping) e de monitoramento de movimento (tracing) do espaço urbano.

Mashup: mistura de dados provenientes que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.

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