domingo, 23 de novembro de 2008

Com a mão na taça

O São Paulo deu mais um passo em direção a taça nesse final de semana, a duas rodadas do fim do Campeonato.

O negócio era o seguinte: São Paulo estava com dois pontos de vantagem sobre o Grêmio. Se ganhasse e o Grêmio perdesse, abriria cinco; se ganhasse e o Grêmio também (ou os dois perdessem), tudo continuaria na mesma. Se perdesse e o Grêmio ganhasse, o time do Sul passaria na frente.

Pois bem. São Paulo, num jogo decisivo na disputa pelo título, contra o Vasco, num jogo decisivo contra o rebaixamento. O que se viu no início do jogo foi um Vasco brigão, querendo ganhar a partida a todo custo. O primeiro tempo terminou em 1 a 1. Mas a situação mudou e no segundo tempo o São Paulo dominou o jogo e logo no início marcou o segundo e decisivo gol.
Simultaneamente, o Grêmio, que jogava no Barradão contra o Vitória não aguentou a pressão de ter um zagueiro expulso e levou de 4 a 2 do Vitória.
A combinação desses resultados deu a chance do São Paulo decidir o campeonato na próxima rodada, diante da torcida, se ganhar do Fluminense.
Se for campeão, vamos ver o tricampeonato de um time que sempre se destaca, não pelo jogo bonito, ou pelas pedaladas de jogadores habilidosos. Mas por um jogo conciso, em que ganhar é o objetivo principal. Isso gera diferentes opiniões: uns acham que desvaloriza a essência do futebol brasileiro, o jogo bonito, outros acham que o importante é a vitória. O que ninguém pode negar é que o São Paulo tem se mostrado a maior força do futebol brasileiro e demosntra como um time bem armado e bem dirigido pode ir longe.

O jogo São Paulo e Vasco pode ter decidido quem será campeão e quem vai cair (Foto: Globoesporte.com)

Hoje vou dar uma passeada no meio da tabela também, mais exatamente pelos times que brigam por uma vaga na Sul Americana. A gente tem abandonado eles nas últimas postagens, mas hoje vou voltar a falar deles.
A começar pelo jogo Inter e Flu. O colorado jogou com o time reserva, já que disputa o primeiro jogo da final da Sul Americana na quarta. Isso deu a chance do Fluminense se afastar mais um pouco da zona do rebaixamento. Se o campeonato terminasse hoje, o Flu até iria disputar a Sul Americana. Outro jogo de times que disputam vaga na competição foi Galo e Sport. Um 0 a 0 morno, até os 37 minutos do segundo tempo, quem diria, se tornou um amplo 3 a 0 para o time de Recife.

Lá embaixo da tabela, o Vasco, com a derrota para o São Paulo continuou com 37 pontos, caiu uma posição e está numa situação ainda mais difícil para sair do rebaixamento. O próximo jogo da equipe cruzmaltina é contra o Coritiba, fora de casa, e na última rodada enfrenta o Vitória em casa. Para não ser rebaixado vai ter que se dedicar e ganhar os dois últimos jogos e torcer para resultados negativos dos companheiros da zona de rebaixamento.

Quase todos os anos um dos "times grandes" caem para a Série B.
Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Corinthians e o meu Botafogo. Quase todos voltam depois de um ano de "castigo". Para alguns é uma oportunidade de ver o apoio da torcida, o amor pelo time, se reintegrar, planejar a equipe. Todos esses clubes tiveram o apoio incondicional da torcida, que enchia os estádios e fazia festa em todas as vitórias.
Mas o que será que está acontecendo no futebol brasileiro ultimamente para tantos times de tradição sairem da Série A? Até então o que acontecia era um "revezamento" de times pequenos subindo para a Série A, caindo para a Série B. E agora a cada ano grandes torcidas sofrem com seu time tendo seguidas derrotas e saindo da "elite" do futebol.
E esse ano, será que o Vasco vai conseguir se livrar?
Porque o Fluminense, que diga-se de passagem ainda está devendo uma passagem pela Série B, parece que vai se livrar dessa.

E o campeão do Brasileiro? Quem será?
Eu já deixo avisado que semana que vem se o São Paulo ganhar e o Grêmio perder, ou seja, se o São Paulo for campeão, eu que vou postar novamente. Nossa são paulina Carol vai ficar muito emocionada e não vai conseguir escrever nada que não seja "eu amo o São Paulo" ou "O São Paulo é demais" e chorar também hehehe. Nada mais justo para quem tem seu time do coração campeão, né?

Agora é aguardar as duas decisivas rodadas para ver quem vai soltar o grito de campeão!

6 comentários:

Felipe_Liw disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe_Liw disse...

Belo post Samira!!!

Só uma correção: o Fluminense está devendo uma passagem pela série B, já q ele disputou a série C, foi campeão e subiu direto para a primeira divisão, por causa daquela bagunça da João Havelange.

Parabéns pelo blog!

Bjs

Samira Calais disse...

Bem lembrado Bibide!
Vou arrumar lá!!
Brigadão!

Bjo!

Unknown disse...

É invevitável! Dificilmente tiram o título do São Paulo!
Se olharmos pelas estatísticas, pela folha salarial e pelo nível do técnico e jogadores veremos que é uma conquista merecida.
Basta apenas ganhar o próximo jogo (independente de outros resultados) para o time ser campeão novamente.

Parabéns ao time e ao post!

Unknown disse...

Cabide ... na verdade eles devem duas passagens pela série B. Em 96 eles caíram e voltaram no tapetão, depois caíram denovo e subiram denovo no tapetão!

Como é bom ver todo mundo que duvidou do time, até os torcedores mesmo que duvidaram, reverenciando um título que, se vier, será histórico. Tem que ser comemorado como uma Libertadores ou um Mundial! Mas ainda falta uma partida, sem oba-oba!!

Ahhh em tempo, como é bom ver o Renato Gaúcho quase na segunda divisão. Nada contra o Vasco (hoje com o Dinamite já não tenho quase nada contra, apesar deles terem nos tirado um titulo com ajuda do juiz), mas o treinador merecia pagar pelas asneiras que falou antes do campeonato de alguma forma!

Ansiedade e espectativa que só aumentam!! Ô domingao que não chega...

Will disse...

Tricolor já é TRI, HEXA e o escambal!
Ninguém tira esse da gente.

Renato Gaúcho tem que aprender a ser mais humilde, igual ao Muricy que, trabalhando quetinho, conseguiu colocar o São Paulo no seu lugar de direito.