domingo, 30 de novembro de 2008

Post só amanhã!

Bom, como hoje é dia de Procissão da Comunicação, excepcionalmente não postaremos hoje depois da rodada decisiva. O post vai ficar para amanhã! Até pq 90% dos nossos leitores estarão na Procissão! Vcs me entendem, ne?
Beijos e até amanhã!!!

domingo, 23 de novembro de 2008

Com a mão na taça

O São Paulo deu mais um passo em direção a taça nesse final de semana, a duas rodadas do fim do Campeonato.

O negócio era o seguinte: São Paulo estava com dois pontos de vantagem sobre o Grêmio. Se ganhasse e o Grêmio perdesse, abriria cinco; se ganhasse e o Grêmio também (ou os dois perdessem), tudo continuaria na mesma. Se perdesse e o Grêmio ganhasse, o time do Sul passaria na frente.

Pois bem. São Paulo, num jogo decisivo na disputa pelo título, contra o Vasco, num jogo decisivo contra o rebaixamento. O que se viu no início do jogo foi um Vasco brigão, querendo ganhar a partida a todo custo. O primeiro tempo terminou em 1 a 1. Mas a situação mudou e no segundo tempo o São Paulo dominou o jogo e logo no início marcou o segundo e decisivo gol.
Simultaneamente, o Grêmio, que jogava no Barradão contra o Vitória não aguentou a pressão de ter um zagueiro expulso e levou de 4 a 2 do Vitória.
A combinação desses resultados deu a chance do São Paulo decidir o campeonato na próxima rodada, diante da torcida, se ganhar do Fluminense.
Se for campeão, vamos ver o tricampeonato de um time que sempre se destaca, não pelo jogo bonito, ou pelas pedaladas de jogadores habilidosos. Mas por um jogo conciso, em que ganhar é o objetivo principal. Isso gera diferentes opiniões: uns acham que desvaloriza a essência do futebol brasileiro, o jogo bonito, outros acham que o importante é a vitória. O que ninguém pode negar é que o São Paulo tem se mostrado a maior força do futebol brasileiro e demosntra como um time bem armado e bem dirigido pode ir longe.

O jogo São Paulo e Vasco pode ter decidido quem será campeão e quem vai cair (Foto: Globoesporte.com)

Hoje vou dar uma passeada no meio da tabela também, mais exatamente pelos times que brigam por uma vaga na Sul Americana. A gente tem abandonado eles nas últimas postagens, mas hoje vou voltar a falar deles.
A começar pelo jogo Inter e Flu. O colorado jogou com o time reserva, já que disputa o primeiro jogo da final da Sul Americana na quarta. Isso deu a chance do Fluminense se afastar mais um pouco da zona do rebaixamento. Se o campeonato terminasse hoje, o Flu até iria disputar a Sul Americana. Outro jogo de times que disputam vaga na competição foi Galo e Sport. Um 0 a 0 morno, até os 37 minutos do segundo tempo, quem diria, se tornou um amplo 3 a 0 para o time de Recife.

Lá embaixo da tabela, o Vasco, com a derrota para o São Paulo continuou com 37 pontos, caiu uma posição e está numa situação ainda mais difícil para sair do rebaixamento. O próximo jogo da equipe cruzmaltina é contra o Coritiba, fora de casa, e na última rodada enfrenta o Vitória em casa. Para não ser rebaixado vai ter que se dedicar e ganhar os dois últimos jogos e torcer para resultados negativos dos companheiros da zona de rebaixamento.

Quase todos os anos um dos "times grandes" caem para a Série B.
Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Corinthians e o meu Botafogo. Quase todos voltam depois de um ano de "castigo". Para alguns é uma oportunidade de ver o apoio da torcida, o amor pelo time, se reintegrar, planejar a equipe. Todos esses clubes tiveram o apoio incondicional da torcida, que enchia os estádios e fazia festa em todas as vitórias.
Mas o que será que está acontecendo no futebol brasileiro ultimamente para tantos times de tradição sairem da Série A? Até então o que acontecia era um "revezamento" de times pequenos subindo para a Série A, caindo para a Série B. E agora a cada ano grandes torcidas sofrem com seu time tendo seguidas derrotas e saindo da "elite" do futebol.
E esse ano, será que o Vasco vai conseguir se livrar?
Porque o Fluminense, que diga-se de passagem ainda está devendo uma passagem pela Série B, parece que vai se livrar dessa.

E o campeão do Brasileiro? Quem será?
Eu já deixo avisado que semana que vem se o São Paulo ganhar e o Grêmio perder, ou seja, se o São Paulo for campeão, eu que vou postar novamente. Nossa são paulina Carol vai ficar muito emocionada e não vai conseguir escrever nada que não seja "eu amo o São Paulo" ou "O São Paulo é demais" e chorar também hehehe. Nada mais justo para quem tem seu time do coração campeão, né?

Agora é aguardar as duas decisivas rodadas para ver quem vai soltar o grito de campeão!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Cruzeiro e Palmeiras mais longe do título

5 a 2. Esse foi o placar de dois jogos importantíssimos na úlltima rodada do Brasileirão. No sábado, lá nos Aflitos, o Cruzeiro se despediu da idéia de conquistar o título do campeonato. O Náutico, impulsionado pelo terror do rebaixamento, balançou o gol da Raposa, que ainda sonhava com algo além da Libertadores, 5 vezes. Uma sonora goleada e um grande balde de água fria para o Cruzeiro. No caso do Náutico, significou terminar a rodada fora da zona da degola. No domingo, foi a vez do Palmeiras sofrer 5 gols no grande clássico nacional da rodada. O Maracanã viu, no final da tarde de domingo, um Verdão perdido e ainda assustado com a reação dos torcedores durante o embarque ao Rio de Janeiro no sábado. Além de ver também o golaço de letra de Ibson que, junto à Kléberson, foram os melhores jogadores da partida.



Depois desses dois jogos, Cruzeiro e Palmeiras estão praticamente fora da luta pelo título, apesar disso ainda ser possível, já que estão a sete pontos do líder em nove que ainda serão disputados. As chances do Flamengo são um pouco melhores, mas acredito que o título ficará entre os tricolores, São Paulo ou Grêmio. Os dois times venceram em casa nessa rodada. O paulista recebeu o Figueira em um Morumbi lotado de torcedores. Borges mais uma vez foi o destaque do time, marcando dois dos gols da vitória por 3 a 1. Lá no sul, o Grêmio pressionou o Coxa desde os primeiros momentos de jogo. Quando estava no segundo tempo, já administrando o resultado de 1 a 0, Alê marcou contra para o tricolor gaúcho. E só no finalzinho, aos 46 minutos, o Coritiba diminuiu. Com essas vitórias os dois times se aproximam cada vez mais do título. As próximas rodadas serão decisivas. E apesar de ter os dois próximos jogos fora do Olímpico, o caminho do Grêmio parece um pouco mais fácil que o do São Paulo. Este irá até São Januário enfrentar o Vasco para depois receber o Fluminense, dois times grandes brigando desesperadamente para não caírem para a Série B. O gaúcho enfrentará o Vitória e o Ipatinga, já praticamente rebaixado. E na última rodada receberá o Atlético MG no Olímpico, outra vantagem que tem sobre o paulista, que fará seu último jogo contra o Goiás no Serra Dourada.

E novamente uma nota chata. Apesar da rodada contar com uma média de 31 mil torcedores por partida, no final da vitória gremista houve uma briga entre torcedores e um deles encontra-se em estado grave. Parece que alguns torcedores, a semelhança de outros que se envolveram em fatos que ocorreram semanas atrás e dos que agrediram a delegação palmeirense nessa última rodada, esquecem que o importante é torcer saudávelmente pelo time do coração.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Esportecast Salto 11

Para o pessoal que acompanha o 'Chuteira', esse é o nosso primeiro podcast, que fala um pouco da atual situação do Brasileirão, assim como a gente faz nos nossos posts. Primeiro vcs conferem a opinião dos torcedores sobre quem será o campeão e depois o professor e especialista em futebol, Próspero Paoli, fala sobre os times cariocas que estão correndo o risco de cair para a Série B.
Mas só ouvindo pra conferir mesmo, portanto pessoal, vamos colocar pra carregar ae e ouvir nosso "Esportcast Salto 11"!
Beijos!!!!





domingo, 9 de novembro de 2008

Agora sim chegou a reta final!

Raça. Essa é a palavra de ordem para os times que disputam o Brasileirão consigam alcançar o que desejam. Seja o título, a Libertadores, ou até mesmo (ou principalmente) sair da zona de rebaixamento.

No sábado, o São Paulo cumpriu seu papel. Venceu a Portuguesa, que está na zona de rebaixamento e ficou numa boa, apenas esperando os resultados dos jogos de domingo, já que todos os seus adversários diretos pelo título só jogariam domingo. O tricolor ganhou de 3 a 2, com o Borges sendo o nome da partida, marcando dois gols.
Mas a rodada teve um jogo de destaque. Um Grêmio lutador como não se via há tempos, talvez desde o turno do campeonato, quando se destacou dos outros times. Um importante jogo, que valia uma chance a mais a ser campeão. Palmeiras e Grêmio, no Palestra. Segundo e terceiros lugares na última rodada. Um Palmeiras brigador, com direito a Marcos na linha, querendo fazer um gol a todo custo. No final das contas um 1 a 0 para o Grêmio, que rendeu o segundo lugar e fez o Palmeiras cair para o quarto, já que o Cruzeiro ganhou do Fluminense no Mineirão. O placar em Minas foi 1 a 0, mas não foi justo ao tanto que a Raposa dominou a partida. Enquanto isso, no Maraca, o Flamengo ganhou do Botafogo por 1 a 0, gol de pênalti e continua sonhando com o título ou com a Libertadores.

O goleiro Marcos tentando resolver o jogo (Foto: Lancenet)


Já a zona de rebaixamento deu uma mudada nesse final de semana. Menos para o Fluminense, que mesmo perdendo para o Cruzeiro, continuou fora de perigo por enquanto. Agora quem dá as caras na zona de degola são: Náutico, que ficou no 0 a 0 com o Coxa; a Portuguesa, que perdeu para o São Paulo; o Figueirense que perdeu para o Atlético do Paraná, sendo que o time paranaense saiu da zona do rebaixamento e o Ipatinga, que continua amargando a última posição e está cada vez mais perto de ser rebaixado e voltar para a Serie B.
E depois de nove rodadas, o Vasco saiu da zona de rebaixamento. Ganhou do Santos por 1 a 0, com uma torcida apaixonada em São Januário, dando força e apoiando o time para ele não cair para a Segundona. Com um único golzinho de pênalti, que rendeu polêmicas, mas foi marcado corretamente pelo árbitro, a equipe cruzmaltina ganhou forças para seguir na luta contra o rebaixamento. Vou dar uma opinião pessoal minha, mas o que eu acho é que seria muito cruel o Vasco, depois de se livrar de uma administração vergonhosa que durou muitos anos, passar a ter Roberto Dinamite no comando e cair para a segunda divisão. Agora é a hora da torcida apoiar a equipe como fez no jogo de hoje e ajudar numa reação e trabalhar para que no proximo ano as coisas sejam diferentes.



Edmundo deu uma esperança para os torcedores vascaínos

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Números, vitórias... e quem será campeão?

A novidade dessa segunda-feira para o mundo futebolístico foram as estatísticas de matemáticos sobre quem será campeão e os rebaixados do Brasileiro. Não vou falar sobre isso, porque particularmente não acredito muito nessas estatísticas; para que elas servirão com um campeonato tão embolado, tanto em cima quanto embaixo, como esse? Tá bom, é uma implicância minha, confesso! Lembro-me muito bem que em 2006 e 2005, quando o Flamengo amargava maus resultados, pelas estatísticas era certo seu rebaixamento. E alguém viu o Flamengo ir para a segunda divisão? Mas sim, o que para mim é certo é que São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo têm chances de levantar o caneco. Oh! E que tanto Vasco, Fluminense, Figueirense, Portuguesa, Atlético PR e Ipatinga têm chances de rebaixamento; e no caso do Tigre, grandes chances mesmo!

Mas essa última rodada apresentou uma briga de bastidores: São Paulo X Rio de Janeiro. Enquanto dois times da capital paulista brigam pelo título, Vasco e Fluminense brigam para não caírem. Sem contar que foram 15 vitórias dos times paulistas em confronto com os cariocas contra seis dos vizinhos praianos. E nessa rodada, quatro desses times protagonizaram dois clássicos. No Rio, o tricolor das laranjeiras perdeu para a equipe cruzmaltina por 1 a 0 em um jogo que mostrou o por quê das equipes ocuparem o lugar em que estão; erros de passes, chutes na grama são alguns exemplos do "bom" futebol apresentado no Maracanã. O outro clássico foi paulista. O Palmeiras desceu até a Baixada pra enfrentar o Santos precisando muito da vitória para continuar na briga. E foi justamente o Palestra que conseguiu sair com a vitória por 2 a 1, com um gol aos 45 minutos da etapa final de Leo Lima. E ainda terminou o jogo na liderança, mas precisava esperar por São Paulo e Grêmio. Bom, o Grêmio empatou no Olímpico com o Figueira e o São Paulo...

Martinez foi um dos destaques palmeirense (crédito: Globo.com)

... o São Paulo demonstrou porque está na liderança depois da vitória sobre o Internacional, no Morumbi. O tricolor paulista fez uma bela apresentação para os 54 mil torcedores que foram até o estádio, melhor público da rodada. Hernanes foi o grande nome da partida e teve participações em todos os gols da equipe. Além disso, o São Paulo tem a melhor defesa do segundo turno e o melhor ataque da competição. Com isso e depois dessa rodada, o tricolor entra de vez para brigar pelo título.



Mas mesmo assim ele ainda não é o campeão. Até mesmo o Flamengo, que se distanciou depois dos últimos dois empates, ainda está na briga. No entanto, pela regularidade mostrada pelos times, o título parece querer ficar mesmo com os paulistas. Ao Flamengo, resta não empatar mais e vencer jogos importantes. Para o Cruzeiro, a mesma coisa. Se não tivesse perdido jogos essenciais, como esse último contra o Goiás, o Cruzeiro estaria vivíssimo na briga. E esse é um problema que acompanha a Raposa a algum tempo. No ano passado e em 2006 esteve entre os times favoritos aos títulos, mas perdeu por causa de maus desempenhos em jogos decisivos. Quanto ao Grêmio a prova derradeira será já na próxima rodada contra o Palmeiras. Melhor para o Verdão, que o enfrentará em casa. Ou seja, vamos aguardar mais uma vez até a próxima rodada.

Só para finalizar não tem como deixar de comentar o horroroso comportamento de torcedores no Serra Dourada. Com um Brasileiro tão disputado e com uma média de público tão boa (nessa última rodada de mais de 22 mil torcedores pagantes) não precisa desses episódios deploráveis para manchar a competição.


Briga entre os torcedores (crédito: Carlos Costal - Lancenet)